Nesta trilha abordaremos recursos da linguagem Delphi em si que possam acrescer produtividade ao desenvolvedor durante a utilização da ferramenta.
Conheça os principais aspectos da ferramenta de depuração que acompanha o IDE do Delphi.
O XML Doc comments é exibido no Help Insight (se analisados com êxito) e também é incluído pelo compilador ao gerar a Documentação XML (como devnotes elementos XML)
Você pode gravar uma série de pressionamentos de teclas como uma macro. Depois de gravar uma macro, você pode reproduzi-la para repetir as teclas pressionadas durante a sessão atual do IDE.
A framework JSON Objects traz uma maneira muito simples para a leitura, iterações e modificações de uma estrutura JSON.
Um tipo enumerado define um conjunto ordenado de valores simplesmente listando identificadores que indicam esses valores.
Continuação do aprendizado referente ao processo de depuração através do IDE.
A framework JSON Readers and Writers ler e gravar dados JSON diretamente em uma stream, possibilitando assim um melhor desempenho e consumo de memória.
A opção MultiPaste permite modificar e colar no Editor de código o texto que você copiou para a área de transferência, ajudando você a trabalhar com HTML, SQL, texto formatado e qualquer outro texto.
Os Helpers permitem adicionar funcionalidades às estruturas seja Classe ou Registro, sem a necessidade de criar uma nova classe herdando da anterior.
Os Live Templates são instruções de código reutilizáveis acessíveis no Editor de código. Você pode inclusive criar seu próprio Live Template.
A linguagem Delphi suporta os chamados atributos personalizados (JSON Attributes), eles permitem marcar elementos de uma classe tornando-os mais flexíveis, podendo até adicionar parâmetros aos marcadores.
Seguindo a trilogia do Depurador.
Testes unitários auxiliam muito na hora do deploy da sua aplicação, um teste unitário bem feito pode mostrar erros que antes não eram percebidos.
O padrão Observer permite que objetos interessados sejam avisados da mudança de estado ou outros eventos.
LiveBindings é um recurso de ligação de dados suportado pelas estruturas VCL e FireMonkey no RAD Studio.
Melhorando a performance para processamento de dados em Lote.
Manipulando e controlando os erros de sa aplicação com o FireDAC.
Idealização Programa Acadêmico da Embarcadero do Brasil - 2020